O BioBIP FabLab é um centro de prototipagem de fabricação digital integrado na rede global de FabLab. Tal como os restantes FabLab espalhados pelo mundo segue as principais diretivas da Fab Foundation nomeadamente a Carta de Princípios (Fab Chart).

Conta com um conjunto de equipamentos e recursos humanos que se orientam para o desenvolvimento de atividades e projetos nos domínios da fabricação digital, eletrónica, robótica e ciência didática, concebidos e realizados em articulação com empresas e outros parceiros locais e as políticas de desenvolvimento regional.

Pretende posicionar-se como especialista nas áreas da animação e multimédia, dando suporte à aprendizagem e desenvolvimento de projetos de natureza diversa que integrem imagem animada. Juntamente com o Laboratório de Animação e Multimédia, constitui o Centro de Experimentação e Prototipagem, Animação e Multimédia do IPP.

Propõe-se servir a região numa perspetiva de funcionamento em rede, procurando estabelecer uma forte ligação entre as instituições de ensino, formação e o tecido empresarial e social. 

Os serviços e atividades a realizar pelo BioBIP FabLab incluem:

a) Aluguer de equipamentos mediante marcação;

b) Consultadoria técnica: apoio técnico na realização de projetos de fabricação digital bem como de utilização dos equipamentos;

c) Prestação de serviços: desenvolvimento de projetos para o exterior;

d) Dia aberto: abertura à comunidade uma vez por semana para dar a conhecer a realidade do BioBIP FabLab e experimentar técnicas, materiais, analisar acabamentos e discutir projetos em estudo;

e) Workshops: corte a laser; modelação; formação especializada em utilização/atualização de software; Iniciação à eletrónica e à robótica; Introdução à programação em Scratch; Introdução à Programação de Arduino, Introdução à Programação em Python em Raspberry Pi, entre outros;

f) Visitas programadas de escolas desde o 1º ciclo até ao secundário, com realização de atividades de experimentação com o objetivo de desenvolver o gosto pela ciência ao mesmo tempo que são desenvolvidas competências ao nível da literacia científica;

g) Estágios: possibilidade de realização de estágios curriculares/profissionais (internos ou externos), através de protocolos existentes no IPP ou de celebração de novos acordos de cooperação.

h) Colaborar e participar em ações de divulgação do IPP e de todas as suas estruturas.

 

Sendo um estrutura inserida na BioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre (BioBIP), o BioBIP FabLab rege-se igualmente, nos casos aplicáveis, pelo regulamento que define as regras gerais de acesso e funcionamento à BioBIP.

 

Artigo 1.º

Âmbito

O presente regulamento define as regras gerais de acesso e de funcionamento do BioBIP FabLab.

 

Artigo 2º

Natureza

O BioBIP FabLab é uma estrutura inserida na BioBIP – Bioenergy and Business Incubator of Portalegre (BioBIP) que oferece as condições para fomentar o espírito de inovação e criatividade, ao disponibilizar o acesso a conhecimento nas áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) e a um conjunto de equipamentos para fabricação digital e prototipagem.


Artigo 3º

Missão e Objetivos

1. O BioBIP FabLab tem como missão o suporte a toda a comunidade académica, tecido empresarial e comunidade em geral, no desenvolvimento de ideias de novos projetos e produtos através da fabricação digital, bem como de divulgação e formação nas áreas de eletrónica, robótica e STEAM em geral.

2. São objetivos do BioBIP FabLab:

 
 

a) Proporcionar uma interligação mais próxima entre as empresas e o mundo académico, promovendo a criação de produtos e serviços de cariz inovador; 

b) Ser um instrumento de dinamização, atração e renovação das atividades económicas, reforçando o apoio à criação de novos negócios e ao desenvolvimento dos existentes, diversificando a base económica do território;

c) Desenvolver formação em áreas tecnológicas como a robótica, eletrónica, 3D e impressão 3D;

d) Estreitar ligações entre os vários graus de ensino, nomeadamente através do desenvolvimento de atividades que visam fomentar competências ao nível das áreas STEAM;

e) Contribuir para a atração de conhecimento através da realização de eventos;

f) Potenciar ideias e invenções geradoras de negócios.

 

Artigo 4.º

Equipa técnica

O BioBIP FabLab é formado por uma equipa técnica constituída por um coordenador e técnicos especialistas, à qual compete:

a) A gestão dos equipamentos existentes no BioBIP FabLab, incluindo a responsabilidade pelo seu uso e manutenção;

b) A organização e controlo de gestão das matérias-primas necessárias para o bom uso dos equipamentos;

c) O apoio técnico ao funcionamento dos equipamentos existentes;

d) A dinamização de atividades de formação e de divulgação na sua área de atuação.

 

Artigo 5.º

Recursos, espaços e equipamentos

1. O BioBIP FabLab é constituído por um espaço físico composto por quatro ambientes: 

a) Zona de trabalho da equipa técnica do BioBIP FabLab;

b) Zona de reuniões, formação e trabalho;

c) Zona reservada para os equipamentos;

d) Zona reservada para projetos de eletrónica.


2. Os equipamentos disponíveis incluem, entre outros:

a) Fresadora CNC de grandes dimensões;

b) Fresadora de precisão;

c) Impressoras 3D de filamento e de resina;

d) Scanner 3D;

e) Máquina de corte e gravação laser;

f) Máquina de corte de vinil;

g) Bancada para projetos de eletrónica com estação de soldar;

h) Arduinos, Raspberry Pi com conjuntos de sensores e acessórios;

i) Robots didáticos;

j) Kits científicos na área STEAM;

k) Computadores e software necessários ao funcionamento dos equipamentos;

l) Ferramentas de trabalho.


2. Pode ser efetuada a reserva de alguns dos equipamentos através de formulário próprio, sujeita a disponibilidade e validação por parte da equipa técnica.

3. O controlo e supervisão dos equipamentos é realizado pelos técnicos do BioBIP FabLab sendo que os mesmos são responsáveis por fornecer toda a informação aos utilizadores tais como as regras de utilização dos equipamentos e de segurança. 


Artigo 6.º

Horário e agendamentos

1. O BioBIP FabLab funciona de segunda-feira a sexta-feira entre as 9h30 e as 17h30.

2. A reserva de equipamentos requer o agendamento prévio através de formulário disponível no site http://fablab.ipportalegre.pt.

3. Todas as quartas-feiras terão lugar os dias-abertos, dia em que o espaço está aberto à comunidade para dar a conhecer a realidade do BioBIP FabLab e experimentar técnicas, materiais, analisar acabamentos e discutir projetos em estudo.

4. A equipa do BioBIP FabLab reserva-se ao direito de alterar o horário de funcionamento e de encerrar as instalações para ocasiões especiais como eventos externos, manutenção, limpeza, formações internas, entre outros.

 

Artigo 7.º

Prestação de serviços, preços

1. Os valores de utilização dos equipamentos e da prestação de serviços de suporte operacional são os estabelecidos no Anexo I ao presente regulamento.

2. Sobre os valores base estabelecidos no Anexo I do presente regulamento, serão aplicados os seguintes descontos:

a) Aos membros da comunidade académica do IPP (estudante, docente ou funcionário não docente) será aplicado um desconto de 25%;

b) Às Instituições de Ensino, Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações Desportivas, Culturais ou Empresariais bem como entidades do Sistema Científico e Tecnológico será aplicado um desconto de 25%;

c) Às empresas incubadas na BioBIP será aplicado um desconto de 10%.

3. Os valores e descontos referidos nos pontos anteriores, serão revistos anualmente, para adequação de preços, revisão e atualização de equipamentos e/ou serviços prestados ou sempre que se justifique.


Artigo 8.º

Cumprimento de Normas e Penalidades

1. Os utilizadores que desejarem utilizar o BioBIP FabLab aceitam tacitamente cumprir o presente regulamento.

2. Os utilizadores do BioBIP FabLab são responsáveis por:

Segurança: saber trabalhar sem colocar em risco pessoas e equipamentos;

Limpeza: deixar o espaço  limpo;

Operações: cooperar com operações de manutenção e de reparação, reportando qualquer necessidade detetada ao nível de ferramentas, consumíveis e incidentes.

3. O autor de danos causados a pessoas, equipamentos e/ou às configurações dos mesmos é solidariamente responsável pela reparação dos prejuízos causados ao BioBIP FabLab ou a terceiros.


Artigo 9.º

Direitos de propriedade

1. É da exclusiva responsabilidade de cada utilizador, a quem compete adotar as medidas adequadas, a preservação e salvaguarda de quaisquer questões relativas à propriedade intelectual.

2. Como consta das diretivas da Fab Foundation, a Carta de Princípios (Anexo II) promove a cocriação e o acesso aos processos de forma aberta, assim como a divulgação do conhecimento, sendo parte importante do movimento a adoção dos princípios das diretivas do licenciamento Creative Commons sempre que possível, sem descurar o referido no parágrafo anterior.


Artigo 10.º

Disposições Finais

1. Os casos omissos e as dúvidas de interpretação ao presente regulamento devem ser alvo de apreciação pela coordenação do BioBIP FabLAB.

2. As reclamações referentes aos procedimentos da coordenação devem ser dirigidas ao Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre.


Artigo 11.º

Entrada em vigor

O presente regulamento entra em vigor no dia seguinte ao da sua publicação nos termos legais.

 
 
Portalegre, 28 de março de 2023