Os FabLabs são feitos à imagem das diretivas da Fab Foundation, sendo estas plasmadas de forma sintética na Carta de Princípios a Fab Chart (os FabLabs nasceram no Laboratory for Bits & Atoms do MIT – Massachusetts Institute of Technology, EUA em 2003).

O que é um FabLab?

Os FabLabs são uma rede global de laboratórios locais, possibilitando a invenção e fornecendo acesso a ferramentas para a fabricação digital.

O que tem um FabLab?

Os FabLabs dispõem de um conjunto de equipamentos em evolução e com capacidade para fazer (quase) qualquer coisa, permitindo que pessoas e projetos sejam partilhadas.

 O que permite fazer a rede de FabLab?

Apoio operacional, educativo, técnico, financeiro e logístico, para além do que está disponível num laboratório.

Quem pode usar um laboratório de fabricação?

Os FabLabs estão disponíveis como um recurso da comunidade, oferecendo acesso aberto para indivíduos, bem como acesso agendado para programas.

Quais são as suas responsabilidades?

Segurança: não ferir pessoas nem danificar máquinas

Operações: apoiar na limpeza, manutenção e melhoria do laboratório

Conhecimento: contribuir para a documentação e educação

Quem é o dono das invenções nos FabLab?

Projetos e processos desenvolvidos em FabLab podem ser protegidos e vendidos como o inventor escolher, no entanto, deve permanecer disponível para uso e aprendizagem pelos outros.

Como é que as empresas podem utilizar um FabLab?
 
As atividades comerciais podem ser prototipadas e incubadas num FabLab, mas não devem entrar em conflito com outras utilizações, devem evoluir para além do FabLab, em vez permanecerem dentro do laboratório e espera-se que beneficiem os inventores, Labs e redes que contribuem para o seu sucesso.